Home Polícia Vice-prefeita e irmã são suspeitas de mandar matar prefeito no RN com ajuda de pastor, diz polícia
Polícia

Vice-prefeita e irmã são suspeitas de mandar matar prefeito no RN com ajuda de pastor, diz polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte aponta que o prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira, 38 anos, e seu pai, Sandi Alves de Oliveira, 58 anos, foram assassinados em agosto a mando da vice-prefeita afastada, Damária Jácome (Republicanos), e de sua irmã, Leidiane Jácome. Ambas contaram com o auxílio de um pastor para a execução do crime, ocorrido a 40 dias das eleições municipais, em que Marcelo disputava a reeleição.

Os mandados de prisão contra Damária, Leidiane e o pastor foram expedidos como parte da “Operação Profanos“, deflagrada pela 76ª Delegacia de Polícia de Alexandria. Enquanto o pastor foi preso, Damária e Leidiane permanecem foragidas. Segundo a polícia, também foram cumpridos seis mandados de prisão e seis de busca e apreensão em João Dias, Patu e Marcelino Vieira.

Conflitos políticos e pessoais motivaram o crime

A rixa entre o prefeito e a vice-prefeita começou em 2021, logo após a posse. Damária assumiu a chefia do município quando Marcelo renunciou sob ameaça, mas ele conseguiu reverter a situação judicialmente um ano depois, retornando ao cargo. Desde então, Damária foi afastada e o clima de hostilidade se intensificou.

Em 2022, Marcelo e sua família sobreviveram a uma tentativa de assassinato, o que aprofundou as disputas. A situação se agravou após ações policiais que resultaram na morte de irmãos de Damária e Leidiane, acusados de tráfico internacional de drogas. A família Jácome culpava Marcelo, acusando-o de colaborar com as autoridades.

Pastor auxiliou na execução do crime

De acordo com o delegado Alex Wagner, o pastor envolvido no caso ajudou na logística do crime, informando a localização e o momento mais propício para o assassinato. Inicialmente, o plano incluía atacar Marcelo durante um culto religioso, mas a ideia foi descartada. O crime ocorreu durante uma visita de campanha na zona rural de João Dias, onde Marcelo e seu pai foram mortos a tiros.

Viúva do prefeito é eleita

Após o assassinato, a viúva de Marcelo, Fatinha de Marcelo (União Brasil), entrou na disputa eleitoral e foi eleita com 66,84% dos votos. Damária ficou em segundo lugar, com 20,81%.

Comoção e promessas de justiça

A morte de Marcelo Oliveira gerou comoção em João Dias, cidade com cerca de 2.000 habitantes, e em todo o estado. A governadora Fátima Bezerra (PT) se comprometeu a buscar a solução do caso, que continua em investigação. A tragédia revelou um cenário de rivalidades políticas que extrapolou os limites da disputa democrática.

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Articles

Mandante de homicídio teria investido R$ 900 mil em filme sobre o PCC, aponta DHPP

Emílio Carlos Gongorra Castilho, 41, conhecido como Cigarreiro, apontado como mandante da...

Cinco pessoas são presas pelo crime de funcionamento clandestino de empresas de internet no CE

Prisões aconteceram durante a operação “Strike”, realizada simultaneamente em Fortaleza, Caucaia, Horizonte...

Empresário Sérgio da Silva Cordeiro Detido por Tráfico de Drogas

O empresário Sérgio da Silva Cordeiro, de 35 anos, foi preso na...

Filho de prefeito e secretária de Finanças estão entre os presos em operação do Gaeco

Esquema criminoso desviou mais de R$ 10 milhões por meio de licitações...